Mamoplastia de Aumento – Implantes de Silicone

A mamoplastia de aumento, ou cirurgia de aumento da mama, é um dos procedimentos de cirurgia plástica mais realizados atualmente. Com o tempo, fatores como idade, genética, gravidez, mudança de peso e gravidade podem alterar o tamanho e o formato da mama. As mulheres que estão insatisfeitas com o tamanho dos seus seios, ou que tiveram alteração na aparência da mama, podem ter seios maiores e modelados através da mamoplastia de aumento. Durante este procedimento, os implantes mamários são colocados dentro de um bolso atrás do tecido mamário existente. A mamoplastia de aumento pode aumentar ou equilibrar o tamanho de mamas assimétricas, restaurar o volume ou o formato da mama após a perda parcial ou total do tecido mamário. É importante destacar que a mamoplastia de aumento não pode corrigir a flacidez ou seios caídos. Nestes casos, normalmente é preciso realizar uma mastopexia conjuntamente com a mamoplastia de aumento.

Opções de implante

Existem diversas opções de implantes mamários. Os implantes mamários são diferenciados de acordo com o formato, a textura e o perfil. Os implantes mamários podem ser redondos ou anatômicos, e podem ter uma superfície lisa ou texturizada. O perfil do implante mamário pode ser padrão, moderado ou alto. Os implantes mamários também podem variar de acordo com o tamanho ou volume. Uma das decisões mais importantes sobre a mamoplastia de aumento é definir se serão usados implantes salinos ou de silicone. Ambos os tipos de implantes são disponibilizados em formatos, tamanhos e texturas similares, mas a diferenciação está no preenchimento do implante. Os implantes de silicone são feitos de uma concha de borracha de silicone e são inteiramente preenchidos com gel do material, tendo uma sensação que se assemelha mais ao tecido mamário natural. Os implantes salinos possuem a mesma concha de borracha de silicone, mas são preenchidos com uma solução salina estéril. A solução salina possui a mesma concentração de sal que o organismo, portanto não apresenta nenhum risco à saúde. Os implantes de silicone também são considerados seguros e foram aprovados novamente pelo FDA americano em 2006. Esta animação apresenta detalhes sobre os implantes de silicone e as diversas opções de inserção e posicionamento. Após determinar qual implante será colocado (salino ou de silicone), seu cirurgião ajudará você a escolher o estilo e tamanho adequados de acordo com o seu estilo de vida, o contorno corporal e a quantidade de tecido mamário existente para obter o tamanho e a aparência desejada.

Anatomia

Como você deve saber, alguns fatores como idade e gravidez podem afetar a elasticidade da pele e do tecido mamário, resultando em mudanças no formato e na aparência da mama. As mamas consistem principalmente de gordura (tecido adiposo) e tecidos glandulares que determinam seu tamanho e formato. A firmeza e o levantamento são geralmente influenciados pela união satisfatória dos ligamentos da mama à parede torácica que oferece apoio às mamas. O tecido adiposo e os ligamentos circundam a glândula mamária (lóbulos) e dutos lactíferos. As mamas também possuem vasos sanguíneos que nutrem e vasos linfáticos que ajudam o organismo a combater infecções. As mamas não possuem músculo, exceto por pequenas fibras musculares concentradas nos mamilos. No entanto, as mamas estão posicionadas sobre duas camadas musculares, o músculo peitoral maior e o músculo peitoral menor, que as separam da parede torácica.

Opções de posicionamento do implante

Os implantes mamários podem ser colocados em diversas áreas, incluindo atrás do tecido glandular (mas à frente do músculo) parcialmente atrás do músculo, ou totalmente atrás do músculo e do tecido conjuntivo. O posicionamento de um implante atrás do tecido glandular e à frente do músculo é denominado posicionamento subglandular, posicionamento sobre o músculo, ou mais genericamente conhecido como “acima do músculo”. O posicionamento de um implante parcialmente atrás do músculo peitoral, onde a parte inferior do implante não está completamente coberta pelo músculo, é denominado posicionamento subpeitoral, posicionamento submuscular parcial, biplanar, ou genericamente conhecido como “parcialmente abaixo do músculo”. O posicionamento de um implante atrás do músculo peitoral e do tecido conjuntivo, de modo que fique firmemente posicionado atrás do músculo peitoral, é denominado posicionamento submuscular, ou mais genericamente conhecido como “totalmente abaixo do músculo”. Seu cirurgião irá ajudar você a determinar o posicionamento do implante mais adequado.

Preparação

O procedimento de mamoplastia de aumento tem duração aproximada de uma a duas horas. Antes do início do procedimento, o cirurgião poderá traçar diretrizes, incluindo qualquer marcação de incisão ou de posicionamento do implante necessária. A anestesia será administrada antes do início da cirurgia. Dependendo do cirurgião e da natureza do procedimento, aplica-se uma anestesia local com sedação intravenosa ou uma anestesia geral. Existem três opções principais de inserção de implantes de silicone na mama. Os implantes podem ser inseridos pela auréola, axila ou sulco submamário, onde as cicatrizes são minimizadas ou ocultadas. Na incisão periaureolar faz-se uma única incisão no perímetro da cada aréola, e as cicatrizes terão uma aparência mais natural. Na incisão transaxilar faz-se uma incisão na dobra natural da axila, sem cicatriz na mama. A incisão transaxilar é geralmente feita com implantes de silicone menores. Em caso de implantes de silicone de maior volume, deverá ser escolhido um local alternativo para a incisão. Na incisão inframamária faz-se uma incisão na dobra abaixo de cada mama, ocultando as cicatrizes nas dobras naturais das mamas.

Procedimento

O cirurgião fará uma incisão para ter acesso a parte de trás da mama. Embora a incisão seja feita da forma mais discreta possível, seu comprimento e aparência podem variar de acordo com o tipo e tamanho do implante, do contorno corporal e conforme a preferência do cirurgião. Cuidadosamente, o cirurgião fará a separação do tecido mamário para chegar até a área da mama onde o bolso será formado, e em seguida cria o bolso onde será colocado o implante. Mostramos aqui um bolso para a inserção biplanar (submuscular parcial).

Colocação do implante

O cirurgião colocará os implantes no bolso usando os próprios dedos ou um dispositivo touchless. Após inserir os implantes, o cirurgião verificará visualmente as mamas para garantir a simetria entre elas. Para garantir a aparência desejada, o cirurgião pode ter que ajustar o bolso ou a posição do próprio implante mamário. Dependendo do local da incisão, do tamanho dos implantes e da preferência do cirurgião, poderá ser usado um expansor de tecido antes do procedimento do implante. O expansor de tecido será inserido e inflado temporariamente para distender a área do bolso para o tamanho correto, a fim de acomodar o implante. Em seguida, ele será desinflado, removido e substituído pelo implante. As incisões são normalmente fechadas com suturas no tecido mamário. Podem ser usadas suturas, fita adesiva ou cirúrgica para fechar a pele.

Recuperação

A maioria dos procedimentos de mamoplastia de aumento é realizada sem a necessidade de internação, ou seja, você poderá ir para casa no mesmo dia (normalmente no período entre duas e quatro horas). Antes disso, você receberá um sutiã especial ou uma malha de compressão e receitará um medicamento para amenizar a dor nos primeiros dias (conforme necessário). Você provavelmente terá que aguardar vários dias para retomar suas atividades diárias. Para evitar complicações, siga o plano de recuperação orientado pelo seu cirurgião, incluindo as restrições da prática de atividades intensas e carregamento de peso. Caso o cirurgião tenha usado suturas indissolúveis, elas serão normalmente removidas no período de uma a duas semanas. A maior parte do inchaço diminuirá em poucos dias. No entanto, o inchaço remanescente poderá persistir por algumas semanas.

Riscos e resultados

Consulte seu cirurgião para saber como os implantes podem afetar a amamentação e mamografias; riscos como ruptura ou contratura capsular, nos quais o tecido cicatricial pode comprimir e deformar o implante; e opções para avaliações futuras, uma vez que os implantes não duram eternamente. Embora parte do resultado seja perceptível de imediato, o resultado definitivo será visível depois que os implantes estiverem adaptados e o inchaço tiver desaparecido por completo. As cicatrizes provenientes das incisões normalmente tornam-se mais finas e discretas após vários meses. É importante lembrar que o formato das mamas continuará sofrendo mudanças ao longo do tempo. Entretanto, os resultados da mamoplastia de aumento normalmente são duradouros, o que significa que as mamas permanecerão firmes modeladas por muitos anos.

DR. Ricardo Cavalcanti RESPONDE

Dr. Ricardo Cavalcanti terá prazer em responder sua pergunta, preencha o formulário abaixo e clique em confirmar.