Miniabdominoplastia

Seu abdome está flácido devido ao ganho e perda de peso, ou em função da gravidez? Você pode ter acúmulo ou perda de gordura excessivos, um estiramento da pele abaixo do umbigo que não desaparece simplesmente com dieta alimentar e prática de atividades físicas. Se o seu abdômen tem um tamanho desproporcional ao restante do organismo, uma miniabdominoplastia (ou cirurgia plástica abdominal) pode ser sua melhor opção para ter um abdômen mais firme e plano.

Considerações

A miniabdominoplastia comparada à abdominoplastia consiste de um procedimento mais simples, já que a posição do seu umbigo não é afetada e as incisões são normalmente menores. Os procedimentos de redução de abdome podem ser realizados isoladamente ou em associação à lipoaspiração para melhorar ainda mais o contorno corporal. Pessoas indicadas para miniabdominoplastia devem ser saudáveis, estar relativamente em forma e não ter planos de engravidar futuramente, já que isso poderá estirar novamente os músculos enrijecidos.

Preparação

Dependendo das suas necessidades específicas e das preferências do cirurgião, a miniabdominoplastia pode ser realizada com a aplicação de anestesia local e sedação. A região abdominal ficará anestesiada, auxiliando no seu conforto e relaxamento. Como alternativa, você pode ser totalmente sedado com a aplicação de uma anestesia geral. A duração do procedimento de miniabdominoplastia varia conforme a extensão do tecido a ser removido, ou a necessidade de procedimentos adicionais como a lipoaspiração.

Procedimento

O cirurgião fará uma incisão logo acima da região pubiana. A incisão é normalmente feita em uma área coberta por um biquíni ou roupa íntima, mas é importante lembrar que você terá uma cicatriz. A pele e a camada de gordura sobre a parede abdominal são separadas usando um cautério. O tecido é então tracionado para cima do umbigo, expondo os músculos abdominais e o abdome inferior. O cirurgião sutura os músculos abdominais, aproximandoos, tornando a parede abdominal mais plana e firme e com uma cintura mais magra e esbelta. Após o enrijecimento dos músculos, a camada de pele e gordura são distendidas novamente sobre a parede abdominal. O excesso de pele e gordura além da linha de incisão original é removido. Os drenos serão inseridos de forma apropriada no abdome através de pequenos orifícios abaixo da incisão, prevenindo o acúmulo de líquidos durante o processo de cicatrização. As incisões serão suturadas e serão aplicados curativos e bandagens.

Recuperação e resultados

Você provavelmente terá que usar malhas de compressão (cintas modeladoras) para ajudar a reduzir o inchaço e oferecer conforto e suporte durante o processo de cicatrização. Os drenos e as suturas serão normalmente removidos dentro de 1 ou 2 semanas após a cirurgia. Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, dores, hematomas e inchaço após o procedimento são absolutamente normais e geralmente desaparecem dentro de algumas semanas. As dores podem ser amenizadas com medicamentos, se recomendados por seu cirurgião. Sua cicatriz esmaecerá com o tempo. Você notará melhora na aparência de seu abdome logo após o procedimento, e os resultados continuarão progredindo gradualmente. Com uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos, você terá um abdome ainda mais firme e plano, e poderá, finalmente, desfrutar de seu novo corpo.

DR. Ricardo Cavalcanti RESPONDE

Dr. Ricardo Cavalcanti terá prazer em responder sua pergunta, preencha o formulário abaixo e clique em confirmar.