Colágeno
Os preenchimentos injetáveis são umas das técnicas de rejuvenescimento facial mais populares. À medida que envelhecemos, os tecidos subjacentes que mantêm nossa pele com aparência jovem e firme começam a se romper devido aos efeitos da gravidade, exposição ao sol, dieta, fatores genéticos e anos de movimento dos músculos faciais. Com o tempo, esses fatores contribuem para o desenvolvimento de linhas, rugas e vincos na
Onde as rugas se formam?
Sua pele é constituída por duas camadas conhecidas como epiderme e derme. A epiderme é a defesa principal da pele diante do ambiente. A derme, ou camada mais profunda da pele, é composta principalmente de tecido conjuntivo e proporciona à pele uma rede de suporte. A maioria das rugas faciais e vincos mais profundos ocorre na camada dérmica da pele.
O que provoca as rugas?
Dentro do tecido conjuntivo da derme, o colágeno e as fibras de elastina formam uma rede que proporciona a estrutura, o suporte e a elasticidade da pele. Além disso, as células de gordura e outras moléculas, como o ácido hialurônico, ajudam a criar volume sob a pele facial. Com o tempo, essa rede de colágeno e fibras de elastina se rompem e as moléculas de ácido hialurônico e as células de gordura que criam volume ficam depauperadas. Em conjunto, a decomposição e depauperamento dessas moléculas resultam em rugas e em outras alterações na pele facial. Quando usado como tratamentos individuais ou com outros procedimentos, os preenchimentos injetáveis podem reduzir ou eliminar as rugas e cicatrizes, preencher lábios e tratar a lipoatrofia, ou perda de gordura sob a pele. Com um período de inatividade e resultados quase imediatos, os preenchimentos injetáveis propiciam um método seguro e eficaz para a recuperação de uma aparência mais suave e mais jovem.
Noções básicas sobre os preenchimentos com colágeno
O colágeno compõe a maior parte da derme. Bem parecido com a estrutura de uma casa, sua função primordial é fornecer estrutura e suporte para a pele. Empregado pela primeira vez há mais de vinte anos, as injeções de colágeno, em geral, são usadas para tratar as linhas faciais, rugas e cicatrizes, e para realçar a aparência dos lábios. Os preenchimentos com colágeno substituem o colágeno que esgotou-se com o tempo, restaurando a estrutura sob a superfície da pele.
Tipos de preenchimentos com colágeno
Há dois tipos comuns de preenchimentos injetáveis à base de colágeno, conhecidos como colágeno derivado de bovinos e de humanos. O Zyderm® e Zyplast®, comercializados pela INAMED Aesthetics, são derivados de colágeno bovino (vaca) purificado. Existe um leve risco de reação alérgica associado com o colágeno derivado de bovino. Portanto, um teste de alergia será realizado aproximadamente um mês antes do procedimento. Dois dos preenchimentos com colágeno derivado de humanos mais comuns são o CosmoDerm® e o CosmoPlast®, comercializados pela INAMED Aesthetics. Ao contrário do colágeno derivado de bovino, testes cutâneos de alergia não são necessários antes de um procedimento de injeção.
Preparação para o procedimento
Dependendo da extensão do tratamento, normalmente os procedimentos de injeção de colágeno duram entre quinze e sessenta minutos. Antes do início do seu procedimento, as áreas do tratamento serão limpas, geralmente usando-se um produto de limpeza facial à base de álcool. As injeções de colágeno contêm lidocaína, que é um agente anestésico. Portanto, por via de regra, um anestésico adicional não é administrado. No entanto, se você for especialmente sensível à dor, um creme anestésico tópico ou um spray de freon pode ser usado para anestesiar a área do tratamento durante o procedimento.
Procedimento para a injeção de colágeno
Usando uma agulha ultrafina, o colágeno é injetado na derme em vários pontos ao longo da extremidade da área do tratamento. Após aproximadamente três a cinco injeções, o médico massageará a área do tratamento. O médico continuará a injetar o preenchimento ao longo da extensão das rugas ou vincos até que a correção máxima tenha sido alcançada. Se uma anestesia local não tiver sido usada, é possível sentir alguma ardência secundária proveniente das injeções. O colágeno injetado substitui o colágeno do corpo que foi exaurido com o tempo, melhorando a estrutura subjacente da pele e devolvendo uma aparência mais jovem.
Recuperação da injeção de colágeno
Imediatamente após as injeções, é possível sentir alguma vermelhidão, leve ardência, inchaço secundário ou hematomas na área do tratamento. Minúsculas feridas com casca também podem se formar nos locais da injeção. Geralmente, esses sintomas desaparecem em dois a três dias. Não é necessário bandagem e a maioria das pacientes está apta a retomar as atividades normais imediatamente após o tratamento.
Resultados da injeção de colágeno
Com o tempo, o corpo acabará por absorver e metabolizar o colágeno injetado. Portanto, embora os efeitos sejam imediatos, as injeções de colágeno não proporcionam os mesmos resultados duradouros que podem ser obtidos com a cirurgia estética. Ainda que a longevidade dos resultados varie de acordo com a paciente, os resultados das injeções de colágeno são normalmente mantidos por três a seis meses.
DR. Ricardo Cavalcanti RESPONDE
Dr. Ricardo Cavalcanti terá prazer em responder sua pergunta, preencha o formulário abaixo e clique em confirmar.